domingo, 22 de junho de 2008

Agregando Conhecimentos

Dicionário de conceitos

1. Balança comercial (FOB) - saldo
Diferença entre as Exportações e Importações registradas no Balanço de Pagamentos de um país.
2. Balanço de pagamentos (BP) - saldo
O Balanço de Pagamentos registra todas as transações de caráter econômico-financeiro realizadas por residentes de um país com residentes dos demais países. Seu saldo é o resultado da soma das contas Transações Correntes e de Capital.
3. Dívida externa registrada
Somatório dos débitos de um país, garantidos por seu governo, resultantes de empréstimos e financiamentos com prazo de vencimento superior a um ano contraídos com residentes no exterior (registro no Banco Central do Brasil).
4. Dívida interna - líquida - setor público
Valor total dos débitos assumidos pelos governos federal (inclusive Banco Central), estadual e municipal e suas empresas junto às pessoas físicas e jurídicas residentes no próprio país, descontando os o valor dos créditos do governo.
5. Exportações (FOB)
Valor das vendas e outras remessas de bens e serviços de propriedade de residentes no país para o exterior, registrado na Balança Comercial do Balanço de Pagamentos.
6. Índice Geral de Preços/Disponibilidade Interna (IGP/DI)
Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (RJ), é composto pelo Índice de Preços por Atacado (IPA), com peso de 60%, Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no Rio de Janeiro e em São Paulo, com participação de 30%, e o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), com peso de 10%. O conceito de Disponibilidade Interna (DI) refere-se à produção nacional e importações, excluindo as exportações. O IPA não tem regionalização. O IPC é calculado para a cidade de Rio de Janeiro e São Paulo, enquanto o INCC compreende informações de 19 capitais (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo, Aracaju, Vitória, C uiabá, São Luís).

7. Importações (FOB)
Valor das compras e outras entradas de mercadorias e serviços de propriedade de residentes no exterior no país, registrado na Balança Comercial do Balanço de Pagamentos.
8. Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
Calculado pelo IBGE, representa a variação de preços da totalidade dos produtos e serviços disponíveis para o consumo pessoal. A pesquisa é realizada com uma amostra de famílias com rendimento monetário compreendido entre 1 e 40 salários mínimos e abrange 9 Regiões Metropolitanas do País (Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Belém, Salvador, Rio de Janeiro), além do município de Goiânia e o Distrito Federal.

9. Investimentos estrangeiros diretos - líquidos
Saldo de recebimentos e pagamentos referentes à aquisição, por parte de empresas, governos ou indivíduos, de novas empresas ou participação acionária em empresas já existentes no país, registradas na conta Capital do Balanço de Pagamentos.

10. Juros Over/Selic - taxa média (%)
Taxa de juros praticada pelo Banco Central do Brasil (BCB) para negociar títulos públicos por um dia.

11. Necessidade de financiamento do setor público(NFSP)
Déficit ou superavit que se deriva da variação líquida da dívida pública em um determinado período de tempo descontando-se os empréstimos concedidos ao setor privado. O conceito nominal é o mais amplo incluindo todas as receitas e despesas. O conceito operacional exclui a correção monetária e cambial sobre a dívida pública, mas inclui as despesas com o pagamento de juros reais das dívidas interna e externa. O conceito primário exclui receitas e despesas financeiras, ou seja, com juros nominais (juros reais + correção monetária e cambial). Portanto, NFSP primária + juros reais + correção monetária e cambial = NFSP operacional + correção monetária e cambial = NFSP nominal.

12. Produto interno bruto (PIB)
Valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos no país durante o período .

13. Produto interno bruto (PIB) per capita
Produto ou renda média dos residentes no país.

14. Produto interno bruto (PIB) trimestral - índice real dessazonalizado (média de 1990=100)
Indicador IPEA O índice do PIB dessazonalizado é um número-índice com base de comparação em 1990, elaborado pelo IPEA por encadeamento da série produzida pelo IBGE. O índice original é calculado com metodologia de base de ponderação móvel (média do ano anterior=100), e só é comparável nos anos subseqüentes. Essa série precisa ser encadeada para permitir comparação entre mais de um período de tempo. Uma série é dita dessazonalizada quando são eliminadas as influências sazonais, isto é, os efeitos dos eventos que ocorrem com regularidade nos mesmos períodos do ano, mais ou menos com a mesma intensidade. O ajuste é feito com o método X-12 Arima.

15. População residente
A população total é classificada em população residente (ou população de direito) e população presente (ou população de fato). O primeiro conceito corresponde às pessoas moradoras no domicílio, mesmo que ausentes na data das pesquisas, e o segundo se refere às pessoas presentes (moradoras ou não) no domicílio.

16. Poupança - rendimento - 1º dia útil (%)
A remuneração das cadernetas de poupança é calculada segundo a Taxa de juros de Referência (TR) mais 0,5%. Por sua vez, a TR é calculada segundo a remuneração média mensal, líquida de impostos, dos depósitos a prazo fixo captados nas agências dos bancos comerciais, bancos de investimento ou de títulos públicos, de acordo com metodologia fixada pelo Conselho Monetário Nacional.

17. Reservas internacionais (conceito: liquidez)
Todos os ativos que possam ser considerados disponíveis pelas autoridades monetárias para o pagamento de qualquer dívida ou aquisição de direitos junto a não-residentes no país. As reservas internacionais podem ser contabilizadas segundo o conceito de liquidez internacional, que inclui os créditos a receber em um futuro imediato; ou no conceito de disponibilidade imediata ou caixa, que considera os recursos disponíveis no momento.
18. Salário mínimo nominal
Menor remuneração permitida por lei para trabalhadores de um país ou de um ramo de atividade econômica. No Brasil, o salário mínimo é fixado a cada dia 1º de maio pelo Governo Federal e é obrigatório para todos os assalariados, urbanos e rurais.
19. Taxa de câmbio comercial - R$/US$ - venda - média
Taxa utilizada nas transações oficiais (exportações, importações e transações financeiras) registradas no Banco Central do Brasil. É o valor médio mensal das cotações diárias de venda.
20. Taxa de câmbio efetiva real - exportações - índice (jun 1994=100) Indicador IPEA
Representa o poder de compra da moeda nacional em relação às moedas dos principais parceiros comerciais. È a média geométrica das taxa de câmbio do Brasil vis à vis os principais parceiros comerciais, corrigidas pelo diferencial entre a inflação brasileira e daqueles países. Nesta estimativa do IPEA são considerados 15 países: EUA, Japão, Holanda, Alemanha, Itália, França, Reino Unido, Bélgica, Canadá, Espanha, Argentina, Uruguai, Chile, México e Coréia do Sul.
21. Taxa de investimento - FBCF/PIB (%)
Relação entre a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) e o PIB a preços correntes. A FBCF refere-se aos acréscimos ao estoque de capital fixo realizados a cada ano, visando ao aumento da capacidade produtiva do país.
22. Transações correntes - saldo
Conta do Balanço de Pagamentos constituída da Balança Comercial, Balança de Serviços e das Transferências Unilaterais. O resultado dessas três contas é o superávit/déficit das Transações Correntes. A Balança de Serviços registra as receitas e despesas de diversos tipos de transação, destacando-se os transportes, os seguros, as viagens internacionais, os royalties, a assistência técnica, os lucros e os juros da dívida externa. As Transferências Unilaterais (ou donativos) compreendem os pagamentos e recebimentos sem contrapartida de serviços, tais como doações, remessas de imigrantes etc.

Nenhum comentário: