sexta-feira, 20 de junho de 2008

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

A expressão margem de contribuição pode soar estranha aos ouvidos, mas se a entendermos nos ajudará, em muito, no dia a dia da empresa, pois tem o significado igual ao termo ganho bruto sobre as vendas.

Margem de contribuição: o que é isso?

Margem: é a diferença entre o valor de vendas (preço de vendas) e os valores dos custos de despesas específicas desta venda, ou seja, valores conhecidos por: Custos variáveis e despesas variáveis da venda.

Contribuição: representa em quanto o valor das vendas contribui para o pagamento das despesas fixas e também para gerar lucro.

Custeio variável:
- não faz distinção entre custos e despesas;
- trata os custos fixos de produção do período e não do produto, excluindo do valor de produção em andamento e dos estoques de produtos acabados e levando para o resultado do período como se fossem despesas;
- atribui ao produto apenas os custos que alteram com o volume;
- facilita o desenvolvimento da relação custo/volume/lucro;
- facilita elaboração e controle de orçamentos;
- possibilita a determinação e o controle de padrões;
- fornece mais instrumentos de controle gerencial.

Exemplo de alguns custos variáveis: matéria-prima, mão de obra, energia elétrica, combustíveis das máquinas e despesas de vendas.

Assim, notamos que Margem de contribuição é igual ao valor de vendas, menos custos variáveis e despesas variáveis.

Margem de contribuição é a quantia em dinheiro que sobra do preço de um produto, serviço ou mercadoria, sendo que este valor é que irá garantir a cobertura de custos fixo e o lucro. É somente gerencial, pois mostra a importância para tomadas de decisão e, com isso melhorar a situação financeira da empresa, pois possibilita avaliar as margens de ganhos (lucro bruto).

A margem de contribuição total de uma empresa representa, também, a margem média, pois considera tudo que é vendido. Por isso é muito importante apurar a margem de contribuição de cada produto/serviços. Não podemos esquecer de que nenhum produto/serviços deve apresentar margem que NÃO contribui, ou seja, quando o preço de venda é inferior à soma dos valores de despesas e custos variáveis não contribuindo, portanto, para pagar as despesas fixas e gerar lucro.

Cada atividade empresarial, em função de natureza operacional e das características comerciais que pratica, apresenta diferentes valores que representam custos e despesas, os quais precisam ser analisados um a um, para serem definidos pela condição variáveis ou fixos.

Se a margem de contribuição não é conhecida, a empresa pode estar vendendo muito e tendo prejuízo.

Um comentário:

Empilhashop disse...

Parabéns pelo blog, ótimo trabalho e muito bem estruturado. Att www.Empilhashop.com.br (empilhadeiras usadas)