quarta-feira, 18 de junho de 2008

A importância da gestão de custos, para a tomada de decisão

A contabilidade de custos surgiu pela necessidade de se avaliar estoques nas indústrias e seu resultado. Hoje, ela se tornou uma importante ferramenta para os gestores no processo de controle e decisões gerenciais

Nos últimos anos, diversas discussões têm sido levantadas acerca da importância da informação contábil enquanto instrumento de apoio à atividade gerencial. A maioria delas tem sido impulsionada pela crescente complexidade que vem ocorrendo no ambiente dos negócios, pela maior participação de recursos de natureza intangível na formação dos custos dos produtos e serviços, pelo fenômeno da globalização de mercados e pelo crescente aprimoramento das tecnologias de informação, entre outros fatores que têm estimulado a competitividade entre as empresas.

No passado, as unidades empresariais atuavam em mercados mais restritos, com características eminentemente domésticas, quer seja em termos de fornecedores, clientes ou concorrentes. Os custos indiretos assumiam proporções pouco significativas em relação aos diretos. As decisões sobre melhoria na qualidade dos produtos e serviços eram motivadas em maior grau pela necessidade de se elevar preços e não apenas para aumentar a satisfação dos clientes ou para evitar ameaças de concorrentes. A estratégia era produzir em massa e efetuar poucas alterações nos produtos e serviços.

Do ponto de vista estratégico, os custos se tornaram altamente relevantes para a tomada de decisão em uma empresa, pois com a alta competitividade as empresas precisam definir seus preços levando em consideração os preços praticados no mercado em que atuam, exigem-se informações sobre lucratividade de produtos e serviços, comportamento e desempenho dos concorrentes, preferência e tendências dos clientes, oportunidades e ameaças do mercado, inovações tecnológicas, etc. No dia a dia, a contabilidade gerencial deve fornecer informações sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas, deve mensurar os custos dos recursos utilizados para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes, etc.

No entanto firmo o entendimento de que nenhum sistema de custos, por si próprio, pode garantir o êxito das organizações, mas, quando adequadamente estabelecido, poderá contribuir para melhorar suas vantagens competitivas, gerando condições favoráveis à continuidade. O conhecimento dos custos é vital para saber se dado o preço, o produto é volátil ou não, se é ou não possível reduzi-lo, e estas informações são fornecidas pela contabilidade de custos.

Nenhum comentário: